Tutorial básico para Lineart no PS

quarta-feira, junho 15

Olá pessoal!
Devido a pedidos estou disponibilizando esse tutorial básico e simples sobre inicialização em desenho digital. Irei explicar fundamentos básicos para quem realmente sabe muito pouco, ou nunca criou linearts e colorações digitais. Antes de começar lembre-se: tutorias estão a disponibilização para guia-los inicialmente, instigando vocês, desenhistas, a desenvolverem suas próprias tecnicas, ou até mesmo aprimorar trabalhos já estabelecidos.




1º Passo: Pegue uma folha A4, ou qualquer outra, e faça seu rascunho de como quer o desenho, não tenha medo de errar, rabisque até achar que está ótima as proporções, expressões e composição. NOTA: Para quem já está satisfeito com o seu traço, abra um documento em branco no PS e rabisque diretamente. Abra o Photoshop (no caso, o meu é o CS3 em português) e scaneie o desenho de 300-600 DPI, quanto mais alto o DPI melhor de trabalhar sobre a figura, pois quando finalizar terá que diminuir o tamanho do arquivo, e nisso desaparecerá errinhos normais que acontecem durante o processo.

2º Passo: Agora começa a ficar legal as coisas! =D Após scaneado, o desenho estará num aspecto estranho, algumas linhas fracas e outras mais fortes, mas não se incomode. Crie uma nova camada em Camada>Nova>Camada ou simplesmente CTRL+SHIFT+N, nomeie para “Base”, selecione a ferramente “Balde” pintando-a de branco. Agora duplique a camada “Plano de Fundo” renomeando-a para “Rascunho”, arraste deixando a cima da camada base.

3º Passo: Oculte a primeira camada “Plano de Fundo”, crie uma nova camada CTRL+SHIFT+N, nomeie para “Lineart” (linha de arte). Como o nome diz, é nessa camada em que criaremos a linha do nosso desenho.

4º Passo: Tudo está como a imagem a cima? Certo! Vamos criar a nossa lineart, vá na ferramenta pincel e selecione o pincel chamado “Circulo sólido 13 px”. Caso não achar, aperte F5 e aparecerá o painel de controle dos pincéis, lá certifique-se também se as caixas “Dinâmica de forma e Suavidade” estão selecionadas.


Nota: Aqui usaremos o pincel tamanho 13 porque foi scaneado em 600 DPI, agora se você scaneou em 300, use o mesmo pincel só que menor, OK?

5º Passo: Selecione a cor que você deseja criar a linha de arte, no meu caso eu usei um cinza bem escuro, quase preto, é a cor que eu gosto de trabalhar. Na camada rascunho diminua a opacidade para 70% ou menos, isso vai depender de você. Clique na camada lineart e comece a contornar sobre o rascunho, com o pincel bem ajustado facilmente você conseguira criar efeitos de volume e espessura.

6º Passo: Vá desenhando calmamente, lembre-se de fazer pressão com a caneta nos lugares que você julga estratégicos, isso deixa o desenho vivo e não aquela coisa morbida e chapada. Tenha paciência e termine tudo caprichadamente, os riscos não precisam ser perfeitos em espessura e em angulos retos. Feito isso está pronta a nossa lineart =) No proximo tutorial ensinarei um dos meios de coloração que julgo mais fácil para iniciantes.

Nota: Para você que não quer colorir e deixar somente na lineart, exclua todas as camadas e deixe somente “Base” e a “Lineart”, achate as duas camadas, vá em Imagem>Tamanho da imagem, e ajuste para o tamanho desejado, eu pelo menos salvo tudo em 1200 px ou menos, e como disse anteriormente pequenas errinhos são corrigidos com a diminuição da imagem. O resultado final será bastante satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário